Como a reabilitação médica transformou a minha vida
Uma profissão que faz a pessoa se conhecer, é a de profissional de saúde porque não existe situação mais sensível e reveladora, do que a relação profissional de saúde e paciente.
Elementos que formam a conduta do profissional da saúde abrangem uma série de fatores precisando ter uma equipe multiprofissional tais como: Médicos , Fisioterapeutas , Terapeuta ocupacional, Fonoaudiólogo, Psicólogos e Enfermagem . É essa equipe que interage em prol da recuperação do paciente .
Dr Bruno ( Clinico Geral ), Dr Pericles ( Fisiatra), Dr Haman (Otorrinolaringologista) foram os médicos que me acompanharam durante minha reabilitação.
Wagner , Andressa, Osmar e Ailson foram os Fisioterapeutas que desenvolveram o treino de marcha .
Wagner foi o coordenador dos fisioterapeutas e canal de comunicação da equipe. Andressa também realizava eletroestimulação associado ao exercício, Osmar interagia através de jogo de sinuca e eletroestimulação e o Ailson treinos de marcha. Atualmente mantenho apenas treinos de marcha com fisioterapeuta Ailson.
Bruna Magalhães identificou movimentos sensíveis nos membros superiores , indicou a Neurobots e desenvolveu autonomia do paciente através da independência ao tomar banho , se locomover com a cadeira de rodas, se alimentar sem auxilio e escovar os dentes .Desenvolveu autonomia cognitiva através do Blog ( Sugerido pela mesma ) e a transcrição das historias infantis que estavam gravadas em fita cassete e foram copiadas para MP3 por uma empresa especializada( histórias infantis estas, criadas para entreter minhas crianças e facilitar o ninar. Essa ideia surgiu durante uma conversa com uma amiga que é escritora de livros infantis).
As Fonoaudiólogas trabalharam na deglutição e conscientização do processo de deglutição para formar neuroplasticidade.
Psicólogos trabalharam em duas frentes: A primeira foi afastar a depressão e a outra estimular funções cognitivas executivas.
Cuidadores tem na enfermagem um profissional capaz de desenvolver as funções intrínsecas da atividade de cuidador.
Conclui-se que todo o conhecimento deve ser usado para o bem do paciente, mas o fator mais importante é a qualidade do relacionamento profissional de saúde X paciente já que esta relação facilitará a Cura.
Quem sou eu? Convido você a conhecer um pouco mais sobre mim na minha Apresentação.
Você também pode conhecer mais sobre mim lendo meus outros textos. Recomendo o texto que iniciou esse blog: A Experiência do AVC onde discorro dos meus sentimentos e emoções no dia